O fechamento acontece após várias semanas de queda na taxa de ocupação de leitos municipais de UTI e de enfermaria para o tratamento da Covid-19.
Centro de Combate ao Coronavírus é desativado em Cajamar. Foto: Arquivo/Tribuna Noticia
Após 146 dias em funcionamento e mais de 600 vidas salvas depois de internadas em leitos de alta complexidade, o Centro de Combate ao Coronavírus de Cajamar será desativado nesta quarta-feira (23).
A partir desta data, a orientação da Secretaria da Saúde é para que as pessoas que tiverem sintomas leves de Covid-19 procurem a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jordanésia. Já os casos moderados e graves que apresentarem febre e falta de ar devem buscar assistência médica no pronto socorro do Hospital Municipal Enfermeiro Antonio Policarpo de Oliveira no distrito do Polvilho.
O fechamento acontece após várias semanas de queda na taxa de ocupação de leitos municipais de UTI e de enfermaria para o tratamento da Covid-19, o Centro Médico nunca chegou a atingir os 100% dos leitos disponíveis.
Segundo hospital de campanha aberto no Brasil, em 31 de março, e o primeiro Hospital de Campanha a funcionar na região, após sete dias de construção, o Centro de Combate ao Coronavírus de Cajamar começou a operar 24 horas por dia. Referência para os casos moderados e graves de Covid-19, o complexo foi concebido para prestar assistência exclusiva aos pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus.
O Centro contava com salas de inalação e medicação, farmácia, banheiros com acesso para cadeirantes, quartos de isolamento e um laboratório, onde foram realizados testes rápidos para detecção do coronavírus, causador da doença respiratória Covid-19. Até nesta segunda-feira (21) o Centro Médico de Combate ao Coronavírus havia realizado 15.048 atendimentos, com 12.854 exames rápidos realizados e apenas três pacientes internados.
O município de Cajamar contabiliza 68 mortes segundo dados da Vigilância Epidemiológica de Cajamar. 1.209 pacientes foram curados pelo COVID-19. O município confirmou até o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde cerca de 1.563 pessoas que foram contaminadas pelo vírus.