Variação da média de novos óbitos em relação ao registrado há 14 dias foi de 27%, o que, para especialistas, indica alta
Já o total dos casos confirmados no Estado é de 937.332. Foto: Divulgação/Tribuna Noticia
Na tarde desta segunda-feira (21), o estado de São Paulo registrou 32 novas mortes provocadas pelo novo coronavírus (Covid-19) em 24 horas, chegando ao total de 33.984 óbitos desde o início da pandemia. Já o total dos casos confirmados é de 937.332 casos confirmados.
A média móvel de mortes, que leva em consideração os registros dos últimos 7 dias e minimiza as diferenças das notificações, é de 192 óbitos por dia nesta segunda. Em comparação ao valor registrado há 14 dias, data em que a média móvel foi a mais baixa em 100 dias (151), a variação foi de 27%, o que indica alta para especialistas.
As novas confirmações em 24 horas não significam, necessariamente, que as mortes e casos aconteceram de um dia para o outro, mas que foram contabilizadas no sistema neste período. Os números costumam ser menores aos finais de semana e segundas-feiras.
Há 14 dias, no entanto, houve o feriado nacional prolongado de 7 de setembro, e os números de casos e mortes podem ter sido menores devido ao atraso nos registros. A subnotificação ocorre porque os laboratórios trabalham em esquema de plantão nos feriados e finais de semana. Isso explica o fato de a média móvel de mortes ter sido a mais baixa em 100 dias na data, atingindo o valor de 151.
Sobre a alta desta segunda-feira, o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, afirmou que a variação pode ser resultado das subnotificações, mas destaca que o número de novas internações continua em queda.
“Algumas notificações acabam sendo represadas e acabam tendo as estatísticas colocadas mais adiante. Observamos realmente um aumento no número de óbitos, principalmente em algumas regiões. Quando falamos em números de internações, ele expressa o que está acontecendo neste momento. É claro que esses índices fazem com que estejamos atentos. Ao longo da semana entenderemos se foi só fruto do represamento [das notificações] ou se estamos elevando essas estatísticas. Caso isso aconteça, medidas deverão ser tomadas."