Os ensaios clínicos tinham sido interrompidos na última terça (8), após reações em voluntária fora do Brasil. Os testes da vacina de Oxford estão na última fase do experimento.
Foto: Reuters/Dado Ruvic
Os testes da vacina contra Covid-19 desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Oxford em parceria com o laboratório sueco AstraZeneca, serão retomados nesta segunda-feira (14), no Brasil.
A testagem da vacina foi suspensa em todo o mundo na última terça (8), depois que uma participante apresentou um quadro de saúde que poderia estar relacionado com a vacina.
A AstraZeneca anunciou no último sábado a retomada geral dos testes, mas não detalhou as conclusões sobre o caso de efeitos adversos em uma voluntária.
"Após avaliar os dados do evento adverso, sua causalidade e o conjunto de dados de segurança gerados no estudo, a Anvisa concluiu que a relação benefício/risco se mantém favorável e, por isso, o estudo poderá ser retomado", informou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A vacina desenvolvida pela AstraZeneca e a Universidade de Oxford é tida pelo governo brasileiro como uma das principais apostas para a imunização contra o Covid-19 no país. Os ensaios clínicos da vacina de Oxford estão na última fase do experimento.
Por meio do Ministério da Saúde e da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), o governo assinou um memorando de entendimento com a AstraZeneca que prevê a compra de 30 milhões de doses da vacina, com entrega em dezembro deste ano e janeiro do ano que vem, e a possibilidade de aquisição de mais 70 milhões se a vacina tiver eficácia e segurança comprovadas.
FONTE: UOL