Discutido há mais de sete anos, o Corredor BRT (Bus Rapid Transit) Metropolitano, sistema rápido de ônibus, que ligará Barueri, Santana de Parnaíba e Cajamar, ainda não saiu do papel.
No projeto original, Alphaville teria corredor de cerca de 7 km de extensão e mais de 10 estações de embarque (Foto: EMTU)
Discutido há anos, o projeto do Corredor BRT (Bus Rapid Transit) Metropolitano, sistema rápido de ônibus que ligaria três municípios Barueri, Cajamar e Santana de Parnaíba, não deve sair do papel.
Procurada pela reportagem do TRIBUNA NOTICIA, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) informou que o projeto funcional do primeiro trecho que liga Cajamar a Parnaíba, de aproximadamente 14 km de extensão, foi concluído em dezembro de 2016. Mas, o segundo trajeto entre Parnaíba e Barueri está paralisado, aguardando negociações com a Prefeitura de Barueri para definição do traçado no município. "Quando houver o acordo será iniciado novo processo de contratação para Elaboração de Consolidação do Projeto Funcional do Trecho 2 – Santana de Parnaíba – Antonio João, o que deve ocorrer no segundo semestre de 2017", informou a EMTU.
A previsão é de que o empreendimento de cerca de R$ 250 milhões atenda cerca de 60 mil passageiros por dia. O BRT terá 28,3km de extensão onde está prevista a construção de três terminais de integração, 33 estações de embarque e desembarque, ciclovia e uma ponte de transposição sobre o Rio Tietê em Parnaíba.
Trajeto
Segundo projeto original, o corredor partiria do Terminal de Polvilho chegando ao Terminal Antônio João, em Barueri. Em Alphaville, seriam cerca de 7 km de extensão e mais de dez estações de embarque, passando por trechos como os residenciais 12, 6, 4, além da Alameda Mamoré e Centro Comercial.
Discussão antiga
O Corredor BRT Metropolitano Alphaville – Cajamar teve seu plano apresentado, pela primeira vez, em 2013. Desde então, o projeto funcional foi revisado em 2015 para o trecho Cajamar – Santana de Parnaíba, porém, não houve a retomada dos estudos para o percurso de Parnaíba a Barueri em função das restrições orçamentárias do Governo do Estado.