Litoral paulista tem domingo com praias cheias e desrespeito às regras sanitárias
Turistas foram flagrados sem máscaras e sem respeitar o distanciamento social orientado pelas autoridades sanitárias
Turistas lotaram a praia de Maresias, em São Sebastião Foto: Divulgação
Mesmo durante a pandemia da Covid-19, turistas ignoraram recomendações das autoridades sanitárias e se reuniram no litoral de São Paulo. A sexta-feira (4), que antecedeu o feriado, foi marcada por congestionamentos nas principais rodovias do Estado e o fim de semana mostrou que as praias estão lotadas.
O litoral norte foi muito procurado pelos turistas e o movimento foi comparado aos dias de temporada de verão - que a região costuma receber cerca de 1,5 milhão de turistas por fim de semana, segundo as prefeituras.
Na praia de Maresias, em São Sebastião, as pessoas se reuniram na praia sem nenhum tipo de restrição. Na foto é possível notar que ninguém está com máscara ou respeitando o distanciamento recomendado pelas autoridades.
A publicitária Lilian Lima, de 25 anos, está em Maresias e notou o grande movimento. “As pessoas não respeitam o distanciamento e nem o uso de máscara. Não parece que é uma pandemia. Eu estou tentando me prevenir da melhor forma”.
Em Santos, na Baixada Santista, as pessoas lotaram a faixa de areia e a orla da praia sem nenhuma restrição e com cadeira e guarda-sóis mesmo sob os olhares da Guarda Civil Municipal, que intensificou a fiscalização. Já em São Vicente, também na Baixada Santista, a situação foi um pouco diferente, os turistas ficaram na faixa de areia, mas respeitaram o distanciamento e grande parte não estava com guarda-sol como pode ser notado nas fotos abaixo.
Já em Praia Grande, uma moradora relatou que o movimento estava parecido com os dias de férias escolares, com muitas famílias e muitas pessoas na areia e andando pela orla. Boa parte dos turistas estava sem máscara e causando aglomeração.
200 mil veículos foram ao litoral
Cerca de 200,2 mil veículos desceram a Serra do Mar entre 0h de sexta-feira (4) e 9h deste domingo, segundo a concessionária que administra o trecho, a Ecovias. A Polícia Rodoviária já esperava um número alto de automóveis nas estradas da Baixada Santista devido ao feriado do Dia da Independência.