Prefeitura de Campo Limpo Paulista e FACCAMP inauguram Hospital Veterinário Público
Essa será a primeira unidade do município e região; o hospital tem capacidade para realizar 150 castrações gratuitas em cães e gatos por mês.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Limpo Paulista
O primeiro Hospital Veterinário Público de Campo Limpo Paulista e da região será inaugurado nesta quinta-feira (29), às 20h, na Rua Guatemala, n°321, Jardim América. A obra foi realizada através de uma parceria entre a prefeitura e o Centro Universitário Campo Limpo Paulista (Unifaccamp).
A unidade tem capacidade para realizar 150 castrações gratuitas em cães e gatos por mês. As castrações serão oferecidas aos animais de pessoas de baixa renda, protetores de animais e para casos específicos, encaminhados pela Vigilância em Saúde. Os animais também receberão um microchip de identificação.
O prefeito de Campo Limpo Paulista, Dr. Japim Andrade destacou a importância do bem-estar animal para a política pública e ressaltou a importância da parceria entre a prefeitura e a instituição de ensino. “Essa parceria com a Unifaccamp só vem para agregar ao nosso trabalho. A iniciativa é inédita, atende a um anseio antigo da população e vem para o controle populacional dos cães e gatos", disse o prefeito.
Segundo a administração, nesta primeira fase do hospital, os profissionais e alunos da Unifaccamp realizarão consultas, exames de sangue, urina, dosagens de enzimas hepática e renal, ultrassons, cirurgias e internação, a unidade contará ainda com uma farmácia veterinária. De acordo com a prefeitura, o horário de atendimento, inicialmente, será das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O atendimento particular à população será iniciado na segunda-feira (2).
A coordenadora dos cursos de Saúde do Centro Universitário, Silvia Oyama, afirmou que o objetivo da unidade é promover maior cobertura da saúde animal na região, além de proporcionar um local onde os estudantes do curso de Medicina Veterinária possam cumprir programas de estágio, monitoria e residência. "Os estudantes, junto aos auxiliares, prestarão serviços a toda a população. Será um grande benefício para os discentes, para a cidade e região."
De acordo com a prefeitura, os donos dos animais não pagarão nada. Dentre os serviços, que serão prestados pela unidade gratuitamente, estarão a triagem, coleta de sangue com hemograma e exames de enzimas para mensurar a estabilidade dos rins e fígado. A cirurgia será agendada, e contará com medicamentos pré e pós-cirúrgicos, como analgésicos, além da retirada dos pontos após dez dias.
Para as castrações e chipagem, haverá um cadastro feito pela prefeitura, na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. O primeiro período para inscrição será de 16 a 27 de setembro, das 9 às 16h.
FONTE: Prefeitura de Campo Limpo Paulista