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01/09/2020 às 16h29 - atualizada em 21/10/2020 às 18h10

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Procon-SP faz alerta para golpe que clona o WhatsApp
Golpista pede que o usuário mande código de seis dígitos e clona a conta do consumidor. O órgão reforça que o consumidor deve ficar atento e jamais fornecer seus dados, senhas ou códigos.
Procon-SP faz alerta para golpe que clona o WhatsApp
Foto: Reprodução/Internet
O Procon-SP tem feito alertas aos consumidores para terem cuidado com o golpe da clonagem da conta do WhatsApp.

Os golpistas entram em contato dizendo ser funcionário de sites de compra e pedem que o usuário digite um código para supostamente ativar um anúncio. Esse código é a verificação do WhatsApp e, com ele, o criminoso consegue clonar a conta do consumidor.

“Após a clonagem, o golpista passa a enviar mensagens para os contatos da pessoa pedindo dinheiro em seu nome” informou o órgão.

O Procon reforça que o consumidor não deve enviar o código de seis números. É importante ainda habilitar a "verificação em duas etapas" no WhatsApp: clicando em "configurações", "conta" e "verificação em duas etapas".

O secretário de Defesa do Consumidor, Fernando Capez, explica: "Nesse momento de pandemia, os golpes pela internet e redes sociais explodiram. É preciso que o consumidor desconfie sempre, redobre a atenção e nunca forneça senhas ou sequência de números".

Caso tenha sido vítima do golpe, a pessoa deve entrar em contato com support@whatsapp.com e pedir a desativação temporária da conta.

Dicas do Procon-SP para evitar cair em golpes:

• não forneça dados, senhas, códigos, etc;
• não acredite em ofertas de ajuda, sorteio, dinheiro etc enviadas pelo whatsapp, redes sociais, e-mails e não clique nesses links;
• não confie e não compartilhe links e informações dos quais não tenha certeza da origem;
• não preencha formulários que não estejam nos sites oficiais;
• baixe aplicativos apenas das lojas oficiais;
• em caso de dúvidas ou dificuldades, procure um familiar ou amigo que possa ajudar;
• utilize antivírus no computador, tablet e smartphone;

O Procon-SP não pede informações do consumidor e não envia mensagens via whatsapp; o consumidor deve procurar a instituição pelos canais oficiais, veja quais são aqui https://www.procon.sp.gov.br/espaco-consumid


FONTE: Procon-SP

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