Taxa de transmissão da Covid-19 no Brasil é a mais baixa desde abril, aponta relatório
Segundo o relatório do Imperial College London, o índice que mede o ritmo de contágio (Rt) do novo coronavírus no Brasil caiu de 1 para 0,94.
Foto: Getty Images
Dados do Imperial College London apontam que a taxa média de transmissão da Covid-19 no Brasil está em 0,94, patamar mais baixo desde abril. O número indica estabilidade e potencial de desaceleração de novos casos de infecção no país.
A estimativa indica que, para cada 100 pessoas doentes, outras 94 poderão ser contaminadas, sugerindo a queda da curva epidemiológica. Quando a taxa é maior do que 1, significa a ascensão dela.
No dia 16 de agosto, o ritmo de contágio (Rt) do vírus chegou a 0,98 no Brasil, após uma sucessão de registros acima de 1. Mas teve uma leve alta na semana seguinte.
Esse índice do ritmo de contágio é projetado a partir de um modelo matemático que usa o número de mortes confirmadas pela Covid-19 no espaço temporal de uma semana para prever quantas pessoas correm o risco de serem infectadas na semana seguinte.
Até às 13h desta terça-feira (1º), o Brasil contabilizava 121.727 mortes por Covid-19 e 3.919.452 casos confirmados da doença, segundo o consórcio de veículos de imprensa.
FONTE: G1