Secretaria de Saúde de Cajamar divulga resultado da pesquisa para identificar pessoas com anticorpos contra a Covid-19
Segundo a prefeitura, foram feitos 1.015 testes rápidos em pessoas de ambos os sexos e todas as faixas-etárias, das quais, 50 (4%) tiveram resultado positivo.
Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
A Secretaria Municipal de Cajamar realizou uma pesquisa de busca ativa para identificar os munícipes com presença de anticorpos para Sars-Cov-2, o vírus que causa o coronavírus. O estudo foi realizado entre os dias 21 a 27 de julho em feiras-livres e centros comerciais da cidade.
Segundo a prefeitura, o estudo transversal e intervencional teve por objetivo realizar o diagnóstico precoce de pessoas sem sintomas ou com poucos sintomas. Foram utilizados questionários para coleta de informações e realizados testes-rápidos sorológicos, que estão em fase de análise estatística.
Ao todo, a pasta realizou 1.015 testes rápidos em pessoas de ambos os sexos e todas as faixas-etárias, das quais, 50 (4%) tiveram resultado positivo.
A população testada apresentou distribuição heterogênea, sendo 55% mulheres e 45% homens, de zero a 86 anos e todas as classes sociais. Em torno de 24% dos testes foram feitos em pessoas com alguma vulnerabilidade social. Na pesquisa identificou-se que 65% da população que apresentou sintomas de Covid-19 permaneceu em média de 13 dias em isolamento social, seguindo as recomendações das unidades de saúde. Da população pesquisada, apenas 4% das famílias não tomaram nenhuma medida de proteção contra a pandemia e 95% das pessoas estavam usando máscaras de forma correta.
Durante a pesquisa, também foram tiradas dúvidas em relação à doença para os munícipes, com orientações preventivas. Na ocasião, também foram distribuídas máscaras de proteção facial para a população.
FONTE: Prefeitura de Cajamar