Quarta, 27 de novembro de 2024
(11) 91135-9081
Cidades

12/08/2020 às 15h37 - atualizada em 22/10/2020 às 12h12

227 visualizações

/

Cajamar realiza até sábado (15) Semana de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral
Doença grave é causada pelo protozoário Leishmania infantum e transmitida por um inseto conhecido como mosquito-palha. Durante toda a semana a equipe de Divisão de Zoonoses realizará a entrega de panfletos em locais públicos, com orientações de prevenção.
Cajamar realiza até sábado (15) Semana de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral
Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde de Cajamar vai realizar a Semana de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral até sábado (15). Durante toda a semana a equipe de Divisão de Zoonoses de Cajamar realizará a entrega de panfletos em locais públicos, em especial nas unidades de saúde do município, com orientações de prevenção. O tema da campanha deste ano é “Leishmaniose Visceral: #eu apoio e faço parte”.

A Leishmaniose Visceral é uma doença grave causada pelo protozoário Leishmania infantum e transmitida por um vetor, um inseto conhecido como mosquito-palha. A doença é grave para humanos e cães. A transmissão entre pessoas e animais ocorre apenas por meio da picada do mosquito, que costuma atacar ao entardecer e à noite.

Como forma de prevenção, é necessário combater a proliferação do mosquito-palha, eliminando locais úmidos e sombreados que acumulam matéria orgânica em decomposição, como em jardins e pomares, ambientes propícios para a reprodução do inseto. Confira algumas dicas para se prevenir:

• Não permitir o acúmulo de folhagens e/ou frutas caídas no jardim/pomar/quintal;
• Não acumular lixo em casa ou no quintal, nem jogar em terrenos baldios;
• Manter a limpeza e higiene do quintal e dos espaços ocupados pelo cão.

A Semana Estadual de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral acontece desde 2012. O tratamento dos cães infectados é caro e de eficácia limitada. Ainda de acordo com a administração municipal, o uso de coleiras com produtos repelentes é uma maneira segura e cientificamente comprovada de proteção para os animais.

Entre os sinais da doença no cão estão crescimento exagerado das unhas, emagrecimento e problemas de pele de difícil resolução como falhas na pelagem, descamações, feridas que não cicatrizam, entre outras.

Já em humanos, os sintomas são febre, barriga inchada, perda de peso, falta de apetite, cansaço e febre. Outros cuidados preventivos são o uso de repelente e telas protetoras.


FONTE: Prefeitura de Cajamar

Deixe seu Comentário
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 - Tribuna Notícia