Cada pessoa infectada pela Covid-19 transmitiu a doença para outras 3 no início da pandemia no Brasil
Pesquisa publicada nesta sexta-feira (31) em uma revista do grupo 'Nature', descreve as características epidemiológicas da doença no país. Mais de 90 mil pessoas morreram pela infecção no país.
Foto: Fabio Vieira/FotoRua/Getty Images
Um estudo publicado nesta sexta-feira (31), na revista cientifica "Nature Human Behavior" afirma que cada pessoa infectada pelo coronavírus no Brasil transmitiu a Covid-19 para, em média, outros três indivíduos entre fevereiro e maio.
O estudo foi comandado por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) e da Universidade de Oxford, no Reino Unido. Também participaram especialistas dos Estados Unidos, da China, do Equador, da Holanda e do Panamá.
De acordo com o estudo, o índice de transmissibilidade da covid-19 no Brasil até maio ficou em 3,1, o que significa que cada pessoa infectada transmitiu a doença a outros três indivíduos.
O índice no Brasil ficou acima do registrado em outros países da Europa fortemente atingidos pela pandemia, como Espanha, Reino Unido (ambos com 2,6), França e Itália (2,5 cada), indicou o estudo.
Para chegar a esse resultado, o estudo analisou a base de dados do Ministério da Saúde no portal covid.saude.gov.br até 31 de maio, quando o Brasil somava 514.200 casos de covid-19 e 29.314 mortes. Foram excluídos da conta pacientes que viajaram ao exterior e podem ter contraído a doença em outro país.
FONTE: G1