Apenas a sub-região Norte (onde fica Cajamar) se manteve na fase laranja na Grande SP. Nesta fase podem abrir os comércios de rua considerados não essenciais, desde que sejam respeitadas as medidas de segurança e higiene.
Foto: Divulgação/Governo de SP
A situação das regiões no Plano São Paulo, que regulamenta a reabertura gradual das atividades econômicas, foi atualizada pelo governo paulista nesta sexta-feira (24). Na Grande São Paulo, apenas a sub-região Norte (onde fica Cajamar) se manteve na fase laranja.
Na fase laranja podem abrir os comércios de rua considerados não essenciais, desde que sejam respeitadas as medidas de segurança e higiene determinadas pelas autoridades de saúde.
Além de Cajamar, as cidades de Caieiras, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã também vão permanecer na fase laranja do plano de retomada econômica.
A cidade de São Paulo se manteve na fase amarela, que permite a abertura de bares, restaurantes e salões de beleza. Toda a Grande São Paulo também está na fase amarela, exceto a sub-região Norte.
O governador João Doria determinou ainda a renovação da quarentena em todo o estado até 10 de agosto.
Plano SP
Os cinco critérios que baseiam a classificação das regiões são ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs); total de leitos por 100 mil habitantes; variação de novas internações, em comparação com a semana anterior; variação de novos casos confirmados, em comparação com a semana anterior; variação de novos óbitos confirmados, em comparação com a semana anterior.
O critério que tem maior peso na classificação de cada região é a variação de novas internações (peso 4), seguido pela taxa de ocupação de UTIs (peso 3). Especialistas criticaram o plano quando ele foi lançado, pois discordam do peso diferente e das notas de corte de cada critério.
FONTE: G1