Jundiaí, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Itupeva, Jarinu e Várzea Paulista poderão adotar as medidas da fase laranja.
Foto: Divulgação
A região de Jundiaí avançou para a fase laranja do Plano São Paulo de flexibilização do comércio. A informação foi divulgada pelo Governo Estadual, na tarde desta sexta-feira (24).
Jundiaí, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Itupeva, Jarinu e Várzea Paulista (SP) pertencem ao Departamento Regional de Saúde (DRS) de Campinas (SP) e poderão adotar as medidas da fase laranja.
Segundo o governo, a decisão é tomada com base em cinco indicadores epidemiológicos de toda a região, composta por 42 cidades, como a capacidade hospitalar e a evolução da disseminação do vírus.
Na fase laranja podem abrir os comércios de rua considerados não essenciais, desde que sejam respeitadas as medidas de segurança e higiene determinadas pelas autoridades de saúde.
Em Jundiaí, segundo a prefeitura, um novo decreto será divulgado na tarde desta sexta-feira e terá validade a partir da data de publicação. Ou seja, as novas medidas para o comércio começarão a valer a partir deste sábado (25) na cidade.
Jundiaí iniciou o Plano São Paulo na fase laranja, com o comércio não essencial funcionando em horário reduzido. No entanto, a região regrediu para a fase vermelha no início do mês de julho.
Apesar de Jundiaí ser a segunda maior cidade da DRS, teve pouca influência na volta da região à fase vermelha. O prefeito, juntamente com autoridades de outros municípios da região, chegaram a fazer um pedido de desmembramento para o Governo Estadual.
No mandado de segurança, as autoridades alegaram que essas cidades possuíam condições para avançar na flexibilização, pois os índices de ocupação de leitos eram mais baixos quando comparados aos da cidade de Campinas.
FONTE: G1