Anvisa autoriza testes da vacina da BioNTech e Pfizer contra a Covid-19 no Brasil
Testes da vacina para imunização contra a doença receberam autorização para aplicação em voluntários no Brasil. Esta é a terceira autorização concedida pela Anvisa para testes de vacinas da doença em humanos no país.
Foto: Dado Ruvic/Reuters
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou que a empresa alemã BioNTech e a farmacêutica Pfizer realizem testes de uma vacina contra a Covid-19 no Brasil. A permissão foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (21).
Os testes estão a caminho da fase 2b/3 do Projeto Lightspeed, em que as empresas produzem a vacina chamada "BNT162". De acordo com a publicação da Pfizer, o produto usa o RNA anti-viral para imunização ativa contra a Covid-19.
A Pfizer informou que o estudo será conduzido em duas cidades brasileiras: em São Paulo, no CEPIC - Centro Paulista de Investigação Clínica; e na Bahia, na Instituição Obras Sociais Irmã Dulce.
Na segunda-feira (20), uma prévia de um artigo informou que uma vacina experimental para Covid-19 desenvolvida pelas duas empresas se mostrou promissora em sua fase inicial. Um artigo publicado na segunda-feira (20) como prévia (pré-print) apontou que a substância é segura e capaz de induzir resposta imunológica.
As companhias já haviam anunciado, no começo do mês, bons resultados em outro teste feito em pacientes dos Estados Unidos. O estudo inicial registrou uma indução "de alto nível" de reações de células T (de proteção) contra o novo coronavírus.
Esta é a terceira autorização concedida pela Anvisa para testes de vacinas da doença em humanos no país. Já são realizados estudos clínicos com as candidatas da Universidade de Oxford/AstraZeneca e da chinesa Sinovac - parceiras com a Fundação Oswaldo Cruz e com o Instituto Butantan, respectivamente.
FONTE: G1