Cabreúva anuncia criação de Centro Referenciado de Testagem para exames da Covid-19
Além do centro de testagem, a prefeitura anunciou que incluiu um novo protocolo para tratamento precoce da Covid-19, destinado a profissionais da Saúde, agentes de segurança e familiares que moram junto de positivados.
Foto: Prefeitura de Cabreúva/Divulgação
A Prefeitura de Cabreúva anunciou na segunda-feira (20) a criação de um Centro Referenciado de Testagem e de um novo protocolo preventivo de medicamentos, que será utilizado em profissionais da Saúde, agentes de segurança e familiares que moram junto de positivados.
O Centro Referenciado para Testagem vai centralizar o serviço de testagem da população. A unidade fará a coleta do exame de pacientes que residem no Bonfim, Caí, Jacaré, Pinhal, Vilarejo e outros bairros próximos. De acordo com a administração municipal, os munícipes que residem na região do Centro continuarão realizando a coleta na Santa Casa e os moradores do Bananal seguem fazendo a coleta do exame na Unidade de Saúde do bairro.
O teste RT-PCR é destinado a munícipes que apresentaram os sintomas da Covid-19 e que não tiveram o exame coletado assim que procuraram atendimento médico. Segundo a prefeitura, a recomendação é que o exame seja feito entre o terceiro e o sétimo dia após o aparecimento dos primeiros sintomas.
Como funciona o exame RT-PCR?
É coletado um material da garganta e do nariz do paciente através de um swab – instrumento parecido com um cotonete – que, em seguida, é encaminhado a um laboratório.
Agendamento
Para que o munícipe possa realizar o exame, a prefeitura disponibilizou um número para o agendamento, que é obrigatório e feito, exclusivamente, pelo telefone. O paciente deve ligar para marcar e no dia do exame precisa apresentar o pedido (SADT), fornecido pelo serviço de saúde que o encaminhou. O agendamento pode deve ser feito das 8h às 11h e das 12h às 15h, pelo telefone 4529-6813. O Centro Referenciado para Testagem (CRT) foi montado no prédio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na rua Concórdia, 153, no Jacaré.
Protocolo de Profilaxia
Segundo a prefeitura, com a ampliação da testagem, a Secretaria Municipal de Saúde acredita que o número de casos positivos e de comunicantes (residentes no mesmo domicílio do paciente infectados) aumentará. Diante do possível crescimento de casos, a administração municipal decidiu adotar o Protocolo de Profilaxia, tratamento precoce para a Covid-19.
De acordo com a secretária de Saúde de Cabreúva, Rita Hollo, os comunicantes vão receber uma medicação profilática (preventiva) para tratamento por dois meses. “Essa profilaxia vai funcionar como mais uma medida de prevenção da doença”, reforça. Os medicamentos e as doses foram definidos por uma comissão formada por médicos, farmacêuticos, enfermeiros e uma nutricionista da rede de saúde municipal.
FONTE: Prefeitura de Cabreúva