O anúncio foi feito na quarta-feira (21), no Palácio do Planalto após uma reunião do presidente Jair Bolsonaro com o conselho do PPI.
Foto: Divulgação/G1
O governo federal anunciou um plano para privatizar empresas estatais. A Empresa Brasileira de Correios e Telebrás está na lista das 17 estatais que serão privatizadas. O anúncio foi feito na quarta-feira (21), no Palácio do Planalto após uma reunião do presidente Jair Bolsonaro com o conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).
Segundo estudo, o Ministério da Economia aponta corrupção, interferências políticas na gestão da empresa, ineficiência, greves constantes e perda de mercado para empresas privadas na entrega de mercadorias vendidas pela internet, o e-commerce como as justificativas para o plano.
Como exemplos de ineficiência, o estudo aponta o ‘elevado índico de extravio’. Além da condição no ressarcimento dos produtos extraviados.
Os estudos apontam desvio de R$ 11 bilhões no fundo de pensão dos funcionários, o Postalis. Além disso, o Postal Saúde, o plano que atende aos funcionários, tem um rombo de R$ 3,9 bilhões.
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o governo precisará da autorização do congresso para privatizar as estatais.
FONTE: G1