Para oferecer mais acolhimento às pessoas em situação de rua durante o mês de julho, época de inverno, quando essa população fica mais vulnerável, a prefeitura anunciou que o Alojamento Provisório continuará atendendo aos moradores de rua.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Cajamar
Para oferecer mais acolhimento às pessoas em situação de rua, a Prefeitura de Cajamar intensificou as ações durante o mês de julho, época de inverno, quando essa população fica mais vulnerável.
Nesta terça-feira, a prefeitura anunciou que o Alojamento Provisório continuará atendendo aos moradores de rua durante o inverno. Segundo a administração, além de garantir mais assistência a população mais vulnerável, a ação contribui com os índices de isolamento social alcançados pelo município durante esses meses de enfrentamento a Covid-19.
Segundo a administração municipal, são oferecidas cinco refeições diárias (café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e lanche da noite), banho, itens de higiene pessoal, roupas, cobertores e camas para pernoite aos acolhidos.
Com funcionamento 24 horas por dia, durante o período da noite a Secretaria de Saúde disponibiliza profissional de enfermagem, que permanece no local prestando os necessários atendimentos.
O abrigo está instalado desde abril no Ginásio de Jordanésia. O intuito era acolher, de maneira temporária, à população em situação de rua, durante a pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o levantamento da prefeitura, 64 pessoas já passaram pelo alojamento, 14 retornaram para seus municípios de origem, 9 retornaram para suas famílias no município, 14 pessoas foram encaminhadas para comunidades terapêuticas / casa de passagem e 9 desligadas por recusa em permanecer no acolhimento. Atualmente, o Alojamento Provisório tem 18 pessoas acolhidas.
FONTE: Prefeitura de Cajamar