Essa testagem em massa pode auxiliar a prefeitura a saber se essa proporção entre casos e mortes é verdadeira ou se há subnotificação dos casos confirmados na cidade.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Cajamar
A Prefeitura de Cajamar iniciou a segunda fase da Pesquisa de Soroprevalência da Covid- 19. O estudo está sendo realizado pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), que busca identificar a real situação do coronavírus na cidade.
Entre os dias 2 e 3 de julho, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde estarão realizando os testes rápidos de Covid-19 na população.
Os munícipes participantes são selecionados através de um sorteio eletrônico. Os testes serão aplicados em domicílio, portanto, não é necessário que as pessoas procurem as unidades de saúde.
O objetivo é avaliar a curva de contágio na cidade, se os casos da doença estão crescendo, em que velocidade e, depois, acompanhar a queda da contaminação para possíveis afrouxamentos de medidas de isolamento.
Segundo a administração municipal, a pesquisa será feita em 4 fases, realizadas com intervalos quinzenais, para analisar a evolução da prevalência de infectados na região, em um período de 45 dias. Com o resultado final, será possível mensurar a letalidade da Covid-19 na região, identificar a quantidade de pessoas que tiveram contato com o vírus e desenvolveram anticorpos, além de estimar o número de assintomáticos.
A cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juquery, o Cimbaju também estão participando da pesquisa.
1º fase da testagem em massa
A primeira fase dos testes foi realizada entre 18 e 21 de junho. Neste período, 733 pessoas foram entrevistadas e, deste total, 30 pessoas estavam infectadas, sendo 5 em Caieiras; 2 em Cajamar; 9 em Francisco Morato; 11 em Franco da Rocha e 3 em Mairiporã, totalizando 4,1% de positivados dentro da amostragem.
De acordo com a projeção do relatório desenvolvido pela universidade, o número de infectados seria de 1 pessoa para cada 24 habitantes, indicando que há cerca de 25 mil indivíduos com anticorpos para Covid-19 dentre os 608.783 mil habitantes da região.
FONTE: Prefeitura de Cajamar