Sábado, 23 de novembro de 2024
(11) 91135-9081
Brasil

23/06/2020 às 09h42

445 visualizações

Redacao

Cajamar / SP

Após casos de violência policial, Governo de SP anuncia novo treinamento para PMs
A medida é uma tentativa de diminuir os abusos cometidos por agentes que descumprem o protocolo de abordagem.
Após casos de violência policial, Governo de SP anuncia novo treinamento para PMs
Foto: Reprodução/Internet
Diante dos episódios recentes de violência praticados por policiais militares contra a população, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou na segunda-feira (22) que os oficias e sargentos da Polícia Militar (PM) vão receber um novo treinamento em julho.

De acordo com o coronel Alvaro Camilo, secretário executivo da PM, serão instaladas câmeras nos uniformes dos policias militares, a medida é uma tentativa de diminuir os abusos cometidos por agentes que descumprem o protocolo de abordagem. A iniciativa já vinha sendo implementada pela corporação desde 2019.

“Não há e não haverá nenhuma condescendência com violência policial sob qualquer justificativa. São Paulo tem mais de 85 mil policiais militares, mais de 20 mil policiais civis compondo as melhores policiais do Brasil, as mais bem treinadas. É incompatível com uma polícia bem treinada e bem preparada que uma minoria que representa menos de 1% possa comprometer 99% de uma polícia séria, que é treinada e preparada para proteger as pessoas", afirmou.

Segundo o coronel Camilo, secretário-executivo da Polícia Militar, 220 policiais foram expulsos e demitidos durante a gestão Doria.

"Um programa de retreinamento, o programa Retreinar, para atender coronéis, tenentes-coronéis, majores, capitães, tenentes e sargentos da polícia militar do estado de são Paulo, iniciando no comando da polícia militar, no quartel general que fica no bairro da Luz em São Paulo e, depois, na Academia do Barro Branco, pra que possamos retreinar todo o comando das nossas polícias para evitar que este 1% de maus policiais, que insistem em utilizar a violência desnecessária junto a população, possam compreender que isso não é aceitável", declarou Doria.

Abordagens violentas

No último final de semana, circularam pelas redes sociais, imagens de uma abordagem policial violenta em Carapicuíba. Na ocasião, duas pessoas que estão em uma motocicleta são abordadas por policiais, um policial militar aplica uma técnica de estrangulamento em uma das vítimas, que cai desacordada no chão.

A Corregedoria da Polícia Militar (PM) de São Paulo apura a denúncias de agressões cometidas por ao menos três agentes que deram tiros de balas de borracha em dois vendedores ambulantes, ferindo um deles na boca e na virilha e o outro no ombro. A ação ocorreu em baile funk de comunidade da Zona Sul da capital, na última sexta-feira (19).

Policiais militares estão sendo investigados por envolvimento na morte de um jovem negro de 15 anos. O jovem, identificado como Guilherme, desapareceu na noite de domingo (14), na Vila Clara, distrito de Jabaquara, na zona sul de São Paulo.

Além destes casos, policias militares de São Paulo foram flagrados, em imagens que circulam pelas redes sociais, agredindo pessoas rendidas no Jaçana, na capital e em Barueri.


FONTE: G1

Deixe seu Comentário
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 - Tribuna Notícia