Cajamar participou de estudo epidemiológico para mapear avanço da Covid-19 na cidade
A pesquisa foi realizada nos dias 18, 19 e 20 de junho na cidade. Com os dados coletados será possível estimar o percentual de pessoas infectadas e desenvolver políticas públicas baseadas em dados científicos.
Foto: Divulgação/SMMC/Prefeitura de Cajamar
Moradores de Cajamar participaram de uma pesquisa para avaliar a prevalência da infecção por Covid-19. A pesquisa foi realizada nos dias 18, 19 e 20 de junho, e os participantes foram escolhidos de forma aleatória.
O estudo foi coordenado pela UNISANTOS (Universidade Católica de Santos), com o objetivo de identificar a velocidade em que o vírus se propaga, o percentual de pacientes na região e a proporção de pacientes infectados assintomáticos. Com os resultados, será possível desenvolver políticas públicas baseadas em dados científicos.
Nesta primeira etapa, a meta foi testar 700 pessoas das cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juquery, o CIMBAJU (Caieiras, Cajamar, Franco da Rocha, Francisco Morato e Mairiporã). Os munícipes foram selecionados através de um sorteio eletrônico e receberam as equipes para a realização dos testes em suas residências.
Caso algum participante da pesquisa teste positivo para Covid-19, os pesquisadores vão informar sobre o caso à Secretaria Municipal de Saúde.
Com os dados coletados será possível estimar o percentual de pessoas infectadas, avaliar os sintomas mais comumente relatados e estimar os recursos hospitalares necessários para o enfrentamento a pandemia.
FONTE: Prefeitura de Cajamar