Quarta, 27 de novembro de 2024
(11) 91135-9081
Cidades

19/06/2020 às 10h12 - atualizada em 19/06/2020 às 10h32

363 visualizações

Redacao

Cajamar / SP

Semáforos sonoros para auxiliar deficientes visuais começam a ser implantados em Jundiaí
Os equipamentos aumentam o tempo de travessia para pedestres, especialmente aqueles com mobilidade reduzida.
Semáforos sonoros para auxiliar deficientes visuais começam a ser implantados em Jundiaí
Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí
A Prefeitura de Jundiaí iniciou a instalação de semáforos sonoros na cidade. O equipamento possui um dispositivo eletrônico com sinal sonoro que alerta o momento em que a pessoa pode fazer a travessia, proporcionando mais segurança para pessoas com deficiência visual e também idosos. O dispositivo também possui uma identificação em braile.

O primeiro equipamento já está funcionando em frente ao Instituto Jundiaiense Luiz Braille, na Av. Dr. Sebastião Mendes da Silva, no Anhangabaú.

A Prefeitura informou que outros semáforos deste tipo serão colocados nas ruas Sebastião Mendes Pereira (com a Av. Jundiaí) e Petronilha Antunes (esquina da Rua Abílio Figueiredo, em frente aos Correios) e nas avenidas União dos Ferroviários (com a Rua Abolição, no Poupatempo), União dos Ferroviários (em frente à estação ferroviária) e Av. dos Imigrantes Italianos (altura do nº 434).

Como funciona?

Na calçada, antes da pessoa realizar a travessia, o equipamento (uma caixa amarela fixada no poste do semáforo para pedestres) emitirá sons do tipo “bip-bip” indicando que a via está segura para a travessia do pedestre.

O dispositivo dispara um “bip” mais pausado quando o sinal está verde para o pedestre. Já o disparo mais rápido mostra que o tempo de travessia está terminando. O silêncio no semáforo indica que a pessoa deve aguardar para atravessar a rua.


FONTE: Prefeitura de Jundiaí

Deixe seu Comentário
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 - Tribuna Notícia