Quarta, 27 de novembro de 2024
(11) 91135-9081
Cidades

18/06/2020 às 09h50

400 visualizações

Redacao

Cajamar / SP

Farmácias de Jundiaí aderem à campanha sinal vermelho para denúncia de violência doméstica
As vítimas podem pedir socorro através de um sinal em um pedaço de papel ou na mão escrito em vermelho.
Farmácias de Jundiaí aderem à campanha sinal vermelho para denúncia de violência doméstica
Foto: Divulgação/TJ-AL
Em Jundiaí, mulheres vítimas de violência doméstica podem denunciar agressores quando forem a uma farmácia. Alguns estabelecimentos aderiram à campanha sinal vermelho. As vítimas podem pedir socorro através de um sinal em um pedaço de papel ou na mão escrito em vermelho.

Em Jundiaí, as redes farmacêuticas que participam da campanha são Droga Raia, Drogasil e Farma Ponte.

A mulher que mostrar o sinal vermelho a um funcionário da farmácia, ela deve ser acolhida e o funcionário da farmácia aciona a Polícia Militar. Mesmo que ela esteja ao lado do agressor, a equipe pega os dados pessoais e endereço, e encaminha para os órgãos de proteção às vítimas de violência doméstica.

A ação é uma iniciativa da associação brasileira de redes de farmácias e drogarias em parceria com a Anvisa, Associação dos Magistrados do Brasil e o Conselho Nacional de Justiça.

Como denunciar violência doméstica?

É ou conhece alguém que sofre qualquer tipo de violência? Saiba onde e como denunciar:

• Disque 180

O Disque-Denúncia foi criado pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM). A denúncia é anônima e gratuita, disponível 24 horas, em todo o país. Os casos recebidos pela central são encaminhados ao Ministério Público.

• Polícia Militar (190)

A vítima ou a testemunha pode procurar uma delegacia comum, onde deve ter prioridade no atendimento ou mesmo pedir ajuda por meio do telefone 190. Nesse caso, vai uma viatura da Polícia Militar até o local.

• Disque 100

O serviço pode ser considerado como “pronto socorro” dos direitos humanos pois atende também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes, possibilitando o flagrante. O Disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100.

• Delegacia De Defesa Da Mulher de Jundiaí

Endereço: Avenida 9 de julho, nº 3.600, Jardim Paulista
Telefone: (11) 4521-2024
Horário de funcionamento: das 9 às 18h, de segunda a sexta-feira

As ocorrências também podem ser registradas na delegacia eletrônica: https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/home.


FONTE: Jornal de Jundiaí

Deixe seu Comentário
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 - Tribuna Notícia