As medidas de flexibilização passam a valer na próxima segunda-feira (15). Mudança permite que parte do comércio, shoppings e serviços funcionem com capacidade limitada a 20% e seguindo protocolos de segurança.
Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quarta (10) que mudará a classificação das cidades do estado no Plano São Paulo, de retomada gradual das atividades econômicas e que vai prorrogar a quarentena até o dia 28 de junho devido a propagação do coronavírus.
A Grande São Paulo passará da fase vermelha para a laranja. As medidas de flexibilização passam a valer na próxima segunda-feira (15).
“O governo de São Paulo decreta nova quarentena de 15 a 28 de junho, será o quinto período de quarentena no estado de São Paulo, esta nova quarentena será denominada quarentena heterogênea, onde será aplicado o Plano São Paulo. Será uma retomada consciente da economia por fases e por regiões conforme prevê o plano São Paulo, com cuidado, com segurança e dentro dos limites determinados pela ciência e pela medicina e dessa orientação nós não nos afastaremos", disse Doria.
A Grande São Paulo estava classificada ainda como na fase vermelha, em que nenhuma medida de flexibilização é permitida, na ocasião, prefeitos da região reclamaram da classificação.
Com a mudança, cidades como Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Santana de Parnaíba poderão reabrir parte do comércio e das atividades econômicas seguindo os protocolos de segurança do Plano São Paulo.
Fase laranja
Na fase laranja o governo permite, com restrições, a reabertura de alguns setores da economia, são eles: atividades imobiliárias, escritórios, concessionárias, comércio e shoppings centers.
FONTE: G1