SP tem novo recorde diário de mortes registradas em 24 horas; Secretaria da Saúde confirma transmissão por assintomáticos
Com 334 novos óbitos registrados, o estado contabiliza agora 9.522 óbitos em decorrência da doença. Nesta terça a Secretaria de Saúde reforçou que existe a possibilidade de transmissão do vírus por pacientes assintomáticos.
Foto: Reprodução/redes sociais/Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo
O estado de São Paulo registrou um novo recorde diário de 334 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas e possui agora 9.522 óbitos em decorrência da doença. Já os números de casos da doença chegam a 150.138, um aumento de 5.545 infectados. As informações foram passadas pela Secretaria de Saúde nesta terça-feira (9).
Com relação as pessoas hospitalizadas, a pasta informou que há 4.481 pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 8.073 em enfermarias com casos confirmados e suspeitos. O total de pacientes recuperados é de 28.787. A taxa de ocupação das UTIs no estado é de 68,6% e, na Grande São Paulo, de 74,1%.
Transmissão por assintomático
Segundo o coordenador de controle de doenças da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, Paulo Menezes, existe a possibilidade de transmissão do vírus por pacientes assintomáticos. “Há sim, transmissão de vírus por assintomáticos. O que não sabemos é qual é a contribuição para a ocorrência de novos casos” informou.
“O primeiro caso que tivemos é de uma pessoa que veio da Europa. Houve um encontro com outras pessoas e, após esse encontro, ele desenvolveu os sintomas. Duas semanas depois, pessoas que tiveram contato com ele, antes de ele estar sintomático, vieram manifesta os sintomas” ressaltou o coordenador.
Também nesta terça-feira (9), a Organização Mundial da Saúde (OMS) reforçou que pacientes assintomáticos transmitem o vírus.
FONTE: Agência Brasil