Segundo dados, 99,5% dos novos casos que ocorreram desde o início de maio estão em São Paulo.
Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
Os casos confirmados de sarampo continuam aumentando no Brasil. Desde a primeira semana de 2019, foram registrados 1.388 casos confirmados da doença, dos quais, 1.322 deles (95,2%) aconteceram no Rio de Janeiro, em São Paulo, na Bahia e no Paraná, estados que apresentam surto da doença. Segundo os dados, o restante, 66 infecções (4,8%), foram registrados em outros estados do Brasil. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde na quarta-feira (14).
Houve um aumento no número de casos confirmados nas últimas onze semanas epidemiológicas, 20 a 31 de 2019, intensificado pelo estado de São Paulo. Neste período, 1.226 pessoas foram identificadas com a doença, sendo que 1.220 foram infecções em território paulista.
Os dados do Ministério da Saúde preocupam, o número de casos confirmados em São Paulo cresceu 36% em menos de duas semanas.
SARAMPO
O sarampo é uma doença infecciosa causada por um vírus (Morbillivirus). Os sintomas da doença aparecem apenas de 10 a 14 dias após a exposição, eles incluem tosse, coriza, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas vermelhas. A transmissão pode ocorrer através da fala, da respiração, da tosse e/ou espirro. O quadro de infecção pode ser grave, com complicações, podendo, inclusive, levar à morte.
VACINA DO SARAMPO
A vacinação contra o sarampo é a única maneira de prevenir a doença e possui eficácia de 95%.
QUEM PODE TOMAR A VACINA?
- Primeira dose, aos 12 meses de vida, com a versão tríplice viral.
- Segunda dose, com 1 ano e 3 meses de idade, com a tetraviral.
- Crianças, adolescentes e jovens adultos, com idades entre 1 e 29 anos devem tomar as duas doses da vacina.
- Pessoas entre 30 e 50 anos de idade devem receber 1 dose.
- Pessoas com 60 anos ou mais de idade não precisam ser vacinados.
CAJAMAR
As unidades de saúde do município continuam com a campanha de vacinação contra o sarampo, crianças, adolescentes e jovens adultos, com idades entre 1 e 29 anos devem se vacinar.
Mais informações pelo telefone: (11) 4408-5548.
FONTE: Ministério da Saúde